terça-feira, 7 de abril de 2015

Criticas e Julgamentos






Existem pessoas que não pensam duas vezes antes de apontar o dedo para os outros, seja evidenciando um defeito, criticando um gesto ou uma atitude que tenha sido tomada, ou por um passo em falso que tenha sido dado ou algo que o outro faz simplesmente pelo prazer de fazê-lo. Além dessas, existem aqueles que dão apoio e atenção a esse tipo de gente, o que, na maioria das vezes, complica muito a vida de quem está sendo alvo disso.
Sempre que me deparo com esse tipo de situação, pelo menos a principio, fico observando... Não quem está sendo o alvo da critica ou julgamento, mas das pessoas que se propõem a fazê-lo. Seria cômico, se não fosse trágico, ver as reações delas. Eu me pergunto como elas podem ficar, umas escandalizadas, outras indignadas e também aquelas que se regozijam com o momento infeliz do outro.
Dessas minhas observações, já cheguei a algumas conclusões, obviamente. A primeira delas é o pouco conhecimento que uma grande parte das pessoas tem de si mesmas (e muitas, conhecimento algum), pois o que vejo mesmo é que, se quem está sendo criticado por um defeito, quem o está criticando é portador do mesmo muitas vezes com maior intensidade. Se a critica é por uma atitude tomada é porque quem a tomou teve coragem suficiente para assumir suas consequências e quem critica gostaria de fazer o mesmo, porém falta capacidade. E por fim, se a o alvo do julgamento é por algo que a pessoa faz abertamente pensando apenas em si mesmo, quem critica ou o pratica às escondidas ou gostaria de fazer o mesmo, mas tem medo do que os outros possam pensar.
Uma outra coisa que fica bem visível é o fato de que algumas pessoas criticam ou julgam outras pelo simples fato de não gostarem delas, o que acho além de muito triste, um grande erro, pois ninguém é obrigado a gostar de ninguém, mas é preciso compreender que nesse mundo só é respeitado quem faz por merecer.
Por fim, só gostaria de acrescentar que precisamos sempre ser cuidadosos quando sentimos vontade de criticar ou julgar os outros, pois quase sempre eles são espelhos que refletem coisas que temos escondidas em algum lugar dentro de nós mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário